Núcleo de Tecnologia Educacional

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O NTE-Anápolis é responsável pelo desenvolvimento e disseminação de ações que possibilitam o uso pedagógico e integrado das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC); formação de professores; acompanhamento pedagógico às UEB , Ministração de cursos (PROFUNCIONÁRIO, PROINFANTIL,GESTÃO, Proinfo e outros)

PROINFO INTEGRADO

O curso "Introdução à Educação Digital "(40H) visa promover a inclusão digital dos educadores das escolas de educação básica, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O USO DO COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO


Uma ótima combinação
Podemos concluir que com o uso do computador, mesmo as tarefas mais simples, como desenhar na tela, escrever um texto, etc..., são suficientemente ricas e complexas, permitindo o desenvolvimento de uma série de habilidades que ajudam na solução de problemas, levando o aluno a aprender através de seus erros.
Isto contribuirá para o desenvolvimento de sua autoconfiança, ou seja, dar a capacidade da criança viver em uma sociedade cada vez mais permeada pela tecnologia, crescendo com o sentido que são elas que devem controlar as máquinas e não o inverso.
Os projetos dão a possibilidade de ruptura por se colocarem como espaço corajoso, onde é possível relacionar uma matéria com a outra, facilitando a atividade, a ação, a participação do aluno no seu processo de produzir fatos sociais, de trocar infonnaç5es, enfim, de construção de conhecimento.
O propósito de se trabalhar com projetos é romper com as limitações, muito delas auto-impostas, do cotidiano, convidando os alunos à reflexão sobre questões importantes da vida real, da sociedade em que vivem, propiciando a solidariedade, criação e cooperação.
Isto foi observado nos trabalhos realizados pela turma da 4ª série, no qual os alunos foram desafiados a viajar pelo tempo através da imaginação e da criatividade, buscando assim soluções para seus problemas.
Isso implica também a participação dos professores. Este deixará de entregar as informações e passará a ser o facilitador, o mediador dos alunos no processo de construção e resolução de problemas, incentivando a reflexão e a crítica, permitindo que estes identifiquem os próprios problemas.POSTADO POR VERA LUCIA DE JESUS

http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/inedu01.htm

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