De acordo com ALAVA, o século XXI deverá ser o da informação e o do número. A escola estaria, então, submetida a esse imperativo de inovação que muitas vezes se resume a uma mera conexão.
Com o livre acesso das escolas ao ciberespaço, identifica-se, não apenas meras inovações técnicas, mas sim um conjunto de influências determinantes na transformação do modo de se comunicar, de trabalhar e de aprender. Estamos nos inserindo na cibercultura.
O mesmo autor ainda afirma que a nossa escola ainda é a escola da oralidade e do impresso. A chegada das novas tecnologias afetaria em primeiro lugar a mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação.
Mas afinal de contas: o que é o ciberespaço?
O ciberespaço é o conjunto de todas as relações humanas baseadas na tecnologia da Internet. Constitui o ciberespaço, portanto, toda a gama de informações disponíveis na grande rede e suas intermináveis interconexões.
ALAVA caracteriza o ciberespaço como um lugar de autonomia e que oferece a cada um possibilidades que são determinadas apenas pelo caminho pessoal. Dessa forma, a hipertextualidade das proposições de informações interage fortemente com a “programação” da ação de ensino. Ou seja, sob o ponto de vista educacional, o ciberespaço é um vetor de abertura das formações e de valorização da formas autônomas de aprendizagem.
Originária deste fenômeno tecnológico, forma-se um fenômeno cultural: a cibercultura.
http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/cibercultura.htm
Postado por:Arinez Leite Pereira
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