Núcleo de Tecnologia Educacional

Núcleo de Tecnologia Educacional
Rua 5A Qd18 Lt16 Bairro Jundiaí Industrial

O NTE-Anápolis é responsável pelo desenvolvimento e disseminação de ações que possibilitam o uso pedagógico e integrado das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC); formação de professores; acompanhamento pedagógico às UEB , Ministração de cursos (PROFUNCIONÁRIO, PROINFANTIL,GESTÃO, Proinfo e outros)

PROINFO INTEGRADO

O curso "Introdução à Educação Digital "(40H) visa promover a inclusão digital dos educadores das escolas de educação básica, dinamizar e qualificar os processos de ensino e de aprendizagem com vistas à melhoria da qualidade da educação.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Cibercultura e Educaçao

De acordo com ALAVA, o século XXI deverá ser o da informação e o do número. A escola estaria, então, submetida a esse imperativo de inovação que muitas vezes se resume a uma mera conexão.

Com o livre acesso das escolas ao ciberespaço, identifica-se, não apenas meras inovações técnicas, mas sim um conjunto de influências determinantes na transformação do modo de se comunicar, de trabalhar e de aprender. Estamos nos inserindo na cibercultura.

O mesmo autor ainda afirma que a nossa escola ainda é a escola da oralidade e do impresso. A chegada das novas tecnologias afetaria em primeiro lugar a mudança dos modos de comunicação e dos modos de interação.

Mas afinal de contas: o que é o ciberespaço?

O ciberespaço é o conjunto de todas as relações humanas baseadas na tecnologia da Internet. Constitui o ciberespaço, portanto, toda a gama de informações disponíveis na grande rede e suas intermináveis interconexões.

ALAVA caracteriza o ciberespaço como um lugar de autonomia e que oferece a cada um possibilidades que são determinadas apenas pelo caminho pessoal. Dessa forma, a hipertextualidade das proposições de informações interage fortemente com a “programação” da ação de ensino. Ou seja, sob o ponto de vista educacional, o ciberespaço é um vetor de abertura das formações e de valorização da formas autônomas de aprendizagem.

Originária deste fenômeno tecnológico, forma-se um fenômeno cultural: a cibercultura.

http://br.geocities.com/giulianoforgiarini/hipertexto/cibercultura.htm

Postado por:Arinez Leite Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário